6º Encontro: DESIGN DE SERVIÇOS segundo a abordagem do METADESIGN

Standard

Em 5/11 tivemos novamente a participação do professor e autor do livro Metadesign Caio Vassão, para falarmos sobre Design de Serviços segunda a abordagem do Metadesign. Batemos um papo muito bom sobre a percepção das empresas em gerar experiencias sobre seus produtos e como o Metadesign pode auxiliar nesse mercado que se expande cada vez mais.

Nessa conversa mencionamos diversas empresas que atualmente se destacam com serviços cada vez melhores, dentre elas falamos muito da Apple e seu ecosistema elaborado.

Para ver a apresentação referencial da discussão, acesse:

5º Encontro: CULTURA DA INTERFACE

Standard

A discussão aconteceu sobre o livro “Cultura da Interface”, falamos sobre como a tecnologia e interface mudou a forma com que nos relacionamos com o mundo e como o pensamento no futuro foi apresentado a partir do momento da apresentação do mouse.

Além disso, conversamos sobre os tipos de agentes, como certos tipos de sistemas, softwares ou programas competem certos tipos de “comportamento” ou funcionalidades específicas em determinadas situações.

Na conversa, assistimos também o vídeo de Isaac Asimov falando sobre uma rede que acredita-se (e confirma-se) que é a internet, bem antes dos primeiros pensamentos sobre ela.

Para ver a apresentação referencial da discussão, acesse:

4º Encontro: Design Thinking – Inovação em Negócios

Standard

Design Thinking, esse foi o assunto discutido no encontro, com o livro Design Thinking – Inovação em Negócios. A conversa se estabeleceu sobre as experiências pessoais de cada participante, e como a metodologia que o livro apresenta poderia ajudar no crescimento dos projetos de cada um. Com a presença de membros da MJV, empresa que abriga a maioria dos autores do livro, falamos também sobre alguns processos apresentados no livro como Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Prototipação, pensando em como isso reflete com os clientes.

Foram comentados cases como o do pipoqueiro que trocava aventais diariamente para mostrar limpeza, o método de trabalho de Steve Jobs, sobre como a Procter & Gamble assumiu profissionais de design para serem peças importantes no seu processo. Além disso, foram citadas empresas como OXO, Tecnisa, Microsoft, Nokia, Tang, Google, Ideo, Fantasy Interactive, Virgin, dentre outras.

Para ver a apresentação referencial da discussão, acesse:

3º Encontro: Metadesign, Ferramentas, Estratégicas e Ética para a Complexidade

Standard

Esse encontro teve a presença do autor, Caio Vassão, discutimos o seu livro “Metadesign, Ferramentas, Estratégicas e Ética para a Complexidade“, em uma discussão aberta com participação ativa do autor, discutiu-se sobre Abstração e seus conceitos, como os Diagramas são representativos dentro do processo de Metadesign. O tópico seguinte da discussão foi Procedimentos, aliado ao tópico e conceito de Emergência, um dos mais interessantes na opinião geral.

Para finalizar, os tópicos Arte, Comunidade e Projeto como pergunta, e como isso serve como plataforma para a complexidade.

Para ver a apresentação referencial da discussão, acesse: